domingo, 6 de abril de 2014

PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA: O QUE É? QUAL A SUA MISSÃO? QUAIS OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS?


Psicopedagogia é a especialidade que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o aprendiz estabelece com a mesma, considerando a interação dos aspectos sociais, culturais e familiares.

A tarefa do psicopedadogo é o de ser articulador no processo de facilitação do indivíduo na construção do conhecimento e na retomada do seu processo de aprendizagem. Também é tarefa do psicopedagogo, ainda, desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente o de contribuir para uma melhora no rendimento escolar. Assim, nessa tarefa complexa de investigar o processo de aprendizagem do indivíduo e sua forma de aprender, identificar áreas de competências e limitações, visando entender dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado, poderá o psicopedagogo necessitar do auxílio de outros profissionais de dificuldades e/ou distúrbio de aprendizagem apresentado, como por exemplo, do neurologista, do fonoaudiólogo, do psicólogo e do terapeuta ocupacional para aprofundar tal investigação.

A Psicopedagogia Clínica tem como missão retirar as pessoas da sua condição de inadequada aprendizagem, dotando-as de sentimentos de positiva auto-estima, levando-as a perceber suas capacidades e potencialidaes, intervindo para compreender, de maneira global e integrada, os processos cognitivos, emocionais, sociais, culturais, orgânicos e pedagógicos que interferem na aprendizagem e que, muitas vezes, afastam alunos da permanência no ensino regular.

Muitas são as causas que podem justificar as dificuldades de aprendizagem e de ajustamento escolar, dentre elas podemos citar as físicas, sensoriais, neurológicas, emocionais, intelectuais ou cognitivas, educacionais e sócio-econômicas.

Os instrumentos de avaliação e de intervenção de um psicopedagogo podem incluir diferentes modalidades de atividades e testes padronizados, usados de acordo com a habilitação profissional e da necessidade do caso em questão, além de realizar uma análise acerca do material escolar. Atividades como escrita livre e dirigida, leitura, cálculos, jogos simbólicos, jogos co regras, desenho e análise do grafismo podem ser ferramentas (instrumentos) valiosas para a Psicopedagogia.

No atendimento clínico, um psicopedagogo se volta para: 1) dificuldades na aprendizagem em geral; 2) falta de concentração e problemas de memória; 3) desinteresse, apatia; 4) baixo rendimento escolar; 5) dificuldades nos relacionamentos; 6) indisciplina; 7) agressividade; 8) caligrafia ilegível; 9) lentidão para escrever; 10) troca de fonemas; 11) espelhamento; 12) inversões; 13) outros problemas de escrita; 14) estimulação cognitiva precoce; 15) avaliação psicopedagógica.

Conforme afirma BOSSA (2000), em geral, no diagnóstico clínico, ademais de entrevistas e anamnese, um psicopedagogo faz uso de  provas psicomotoras, provas de linguagem, provas de nível mental, provas pedagógicas, provas de percepção, provas projetivas e outras, conforme o referencial teórico adotado pelo profissional. Por estas razões a atualização profissional é imperiosa.

O aspecto clínico da Psicopedagogia é realizado em Centros de Atendimentos ou Clínicas e as atividades ocorrem, geralmente, de forma individual. O campo de atuação da Psicopedagogia vem crescendo e, hoje, tem papel importante em um novo momento educacional que é o da inserção e manutenção dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular, comumente chamada inclusão.

Com o objetivo de disponibilizar uma assistência ampliada às crianças que já se encontram em atendimento em outras espcialidades na Clínica e de oferecer um serviço de qualidade na cidade de Campos dos Goytacazes, a Clínica AVANCE inicia nesta segunda-feira, dia 07 de Abril de 2014, o atendimento de Psicopedagogia Clínica sob os cuidados de Adriana Rabelo de Azevedo Siqueira, pedagoga graduada pela Faculdade de Filosofia de Campos em 1988 com Curso de Especialização  em Educação -Psicopedagogia Institucional pelo ISECENSA em 2008 e com Curso de Psicopedagogia Clínica em Nível de Aperfeiçoamento pelo ISECENSA em 2009.


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