segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ESQUEMA CORPORAL



Entende-se por esquema corporal a percepção global ou ainda a nomeação e/ou reconhecimento de partes específicas ou gerais do corpo humano à partir do próprio corpo ou do corpo do terapeuta ou, ainda, no plano através de uma figura que pode ser, por exemplo, um desenho ou um jogo de encaixe. Finger (1986) definiu o esquema corporal como o centro de nossa vivência universo-pessoa. 

O esquema corporal constitui o elemento básico para que a criança construa sua personalidade já que não se trata apenas de uma entidade biológica ou física mas sim, do resultado e pré-requisito principal de uma relação adequada  entre o indivíduo e o meio ambiente.

Desta forma, o conhecimento do esquema corporal pela criança é básico para que ela estabeleça uma organização de todos os seus atos motores e de suas ações, em geral. Isto é, para que exista um ato motor organizado, é fundamental que exista a formação de uma imagem motora que é constituída pela interiorização de outros atos iguais já realizados, o que significa dizer que, os esquemas motores só podem ser formados à partir  de um esquema corpóreo bem estruturado. Falhas no desenvolvimento do esquema corporal levam à sensíveis alterações na execução dos movimentos coordenados, na coordenação visuomotora e no equilíbrio.

O desenvolvimento do esquema corporal  evolui com enorme lentidão, segundo Finger (1986), durante a primeira infância e, só alcança seu total desenvolvimento, por volta dos doze anos de idade.

(Texto escrito por Dra. Sacha Queiroz – Terapeuta Ocupacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário